Sobre livros




Que atire a primeira pedra quem nunca gostou tanto de um livro a ponto de se envolver mais com os personagens do que com as pessoas a sua volta. Não é nenhum lei natural da vida, mas quando uma pessoa finalmente encontra 'aquele livro' tudo parece mudar. Já ouvi dizer que - assim como as varinhas - não é a pessoa que escolhe o livro e sim o livro que escolhe a pessoa. Quando eu digo "escolher" não estou falando em procurá-lo em uma livraria, nem nada do tipo. Para qualquer pessoa existe aquele primeiro livro, o percursor, aquele que lhe ingressou na vida de leitor, o  que aguçou sua curiosidade e que lhe fez sentir algo. Se esse livro ainda não te achou, não se preocupe, você ainda tem tempo.

Cada pessoa tem dentro de si um leitor, alguns são mais críticos  outros aceitam tudo - ou quase tudo - que leem e tem outros que ainda não encontraram aquele livro. Algum dia você ainda vai ler aquele livro, aquele que vai te fazer chorar, que vai te viciar, te fazer querer ler ele outra vez assim que acabar de lê-lo. Você vai sentir cada emoção que foi posta ali, você vai sentir raiva, vai ficar feliz e sempre vai esperar o final feliz - mesmo sabendo que nem sempre é isso que acontece. Realmente a vida de leitor é dose. Por essa e outras razões resolvi falar hoje sobre livros. Sobre tipos de livros, sobre gêneros de livros e tudo mais que possa vir naquele paraíso em forma de folhas muito bem escritas - põe bem escritas nisso.



Livro  é um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens



A história do livro com certeza merece uma história. Para guardar informações e consequentemente escrever livros, os indianos usavam folhas de palmeira, os romanos escreviam em tabuas de madeira cobertas por cera e os mais e astecas escreviam seus livros em um material macio encontrado entre a casca das arvores e a madeira. Foram os egípcios que criaram a tecnologia do papiro - nome originário para Papel - uma planta encontrada as margens do rio nilo. No processo de evolução do papiro surgiu o pergaminho, feito de pele de carneiro que tornava os manuscritos enormes e era necessária a morte de vários animais.

Até chegar ao papel que conhecemos houveram um monte de mudanças, o papel

Mas deixando esse começo sobre a história do livro de lado, uma delas na China, no seculo 2, um oficinal da corte chinesa inventou uma maneira de fazer o papel a partir do córtex de plantas, tecidos velhos e fragmentos de rede de pesca, elas eram estendidas por martelos de madeira até formar uma fina camada de tecido, depois ele misturavam a fibra com água até formar uma pasta... E essa invenção demorou muito tempo até chegar ao ocidente.

Alguns dados sobre a história dos livros :
( Fanart ~75 Annika Hiltunen)

→ Dados históricos mostram que o papel foi muito difundido entre os árabes, e que foram eles os responsáveis pela instalação da primeira fábrica de papel na cidade de Játiva, Espanha, em 1150 após a invasão da Península Ibérica.

→ Johann Gutenberg inventou o processo de impressão com caracteres móveis - a tipografia. Em 1428, Gutenbergparte para Estrasburgo, onde fez as primeiras tentativas de impressão. Segundo dados históricos, em 1442, foi impresso o primeiro exemplar em uma prensa.

→Em 1448 volta à sua cidade natal, e dá início a uma sociedade comercial com Johann Fust e fundam a 'Fábrica de Livros' - nome original Werk der Buchei. Entre as produções está a conhecida Bíblia de Gutenberg de 42 linhas.

→ Muito se fala sobre a importância de Johannes Gutenberg para na história do livro. Realmente, ele foi fundamental para a difusão da leitura no mundo, mas a invenção da máquina impressora de tipos móveis já havia ocorrido na China por Pi Sheng e, segundo alguns historiadores, a “prensa” já existia em outras partes do mundo. O mérito de Gutenberg foi a criação de um processo de impressão em série, fazendo com que novos livros surgissem com mais rapidez.



A partir daí o a história do papel começou a ficar mais interessante. E bem mais barata. Em 1845 os livros passaram a ser feitos industrialmente, por uma pasta mecânica e celulose, o que o tornou muito mais barato e acessível. E então o mundo se tornou um lugar melhor... - menos pelas pobres árvores que foram arrancadas para fazer os milhares de livros que lemos por ai - E em 1946 foi fundada a câmara Brasileira do livro, para desenvolver e incentivar a leitura no pais.

E o que vemos hoje, é uma infinidade de livros, para todos os gostos, gêneros, estilos. É claro que, aqui no Brasil, os preços de livros em alguns lugares ainda são salgados demais e não são para todos os bolsos. E mesmo havendo muitos sebos por aí, nem sempre encontramos o que queremos lá. Isso dificulta a vida do leitor, que deseja aquele livro, daquele autor...Que está esperando a tempos... E quando vai dar uma olhadinha no preço acha praticamente um assalto a mão armada.

O que há também é o livro eletrônico...Como eu poderia me esquecer dele em ?! O livro digital/eletrônico ou 'e-book' é um livro com o suporte em um computador. Aqueles que se pode ler em e-Read, Leitores de livros digitais ou no computador mesmo. As vantagens de ter o e-book são muitas, você pode passá-lo facilmente para pendrives, CD-ROMs e cartões de memórias. Além de terem um preço mais baixo do que o livro impresso o que atraí muitas pessoas....Menos, os bibliófilos!

Bem, Bibliófilos são pessoas que costumam ler com muita frequência ou seja, que amam livros. Diferente dos Bibliófilos, são os Bibliomaníacos, pessoas que tem compulsividade por comprar livros, mas não necessariamente lê-los. O bibliófilo tem como vicio não só ler muitos livros, mas colecionar livros considerados preciosos e raros, como primeiras edições.

José Mindlin, que foi dono da maior biblioteca do país, disse sobre colecionar primeiras edições de livros "Quando se chega a esse estágio, aquele que pensava em ser na vida apenas um leitor metódico está irremediavelmente perdido" ele ainda escreveu um livro chamado 'Uma vida entre livros' contando sua paixão por livros. Em sua biblioteca havia 45 mil obras, a maioria delas muito raras. Antes de morrer José Mindlin doou 25 mil obras do seu acerto para a a Universidade de São Paulo.  E segundo ele, a maior qualidade de um bibliófilo é a paciência.

Curiosidades sobre livros  :

01.O primeiro livro de que se tem notícia é “Diamond Sutra”, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.

02.A Bíblia de Gutenberg, no entanto, é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C.

03.A invenção de Gutenberg foi inspirada nos anéis com brasão familiar que os nobres usavam para selar documentos. O alemão concluiu que o mesmo princípio serviria para imprimir letras.

04.Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros pelos monges copistas, que passavam dias a fio nos conventos fazendo esse trabalho -é por isso que o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.

05.Da Idade Média à era moderna, o gosto literário mudou da água para o vinho. Tanto que o autor mais traduzido do mundo é o americano Sidney Sheldon, cujos romances foram vendidos em 51 línguas e distribuídos em 180 países.

Os 10 livros mais vendidos do mundo!


A Bíblia Sagrada   3.9 milhões
Citações do presidente Mao Tse-Tung 820.000
Harry Potter 400.000
Senhor dos anéis 103.000
O Alquimista 65.000
Código Da vinci 57.000
Crepúsculo , a saga 43.000
E o vento levou… 33.000
Pense e fique rico 30.000
10° O diário de Anne Frank 27.000


Espero que tenham gostado do post...E vamos ler mais, porque ler - pelo menos quando já se tem o livro - é de graça, faz bem a saúde e te faz viajar sem tirar os pés do chão!











Sobre livros Sobre livros Reviewed by A escritora sonhadora on 14:54 Rating: 5

Um comentário

  1. Concordo com você, precisamos ler mais. A era digital, com tantas informações e as pessoas, principalmente os jovens, com tanta preguiça de ler. Um povo que não lê, não sabe escrever! Vitoria Ricca

    ResponderExcluir