A importância dos 'Roteiros'!




Oi gente, como estão ? Eu vim falar de algo que venho notando a algum tempo. Para quem escreve, seja fanfics, contos, originais, tem algo que é imprescindível é um roteiro. Confesso que eu escrevo algumas coisas sem roteiro, até porque adquiri esse hábito com minha parceira de escrita e grande amiga, Duda Dultra, que escreve comigo TS - The Secret of Power . Tudo começou quando a gente escrevia O amor não tira férias e para nos programarmos e não perdemos o foco, Duda sugeriu um roteiro e então começamos a escrever. E deu super certo. E logo depois com TS houve a mesma coisa. 


Antes disso eu realmente não usava roteiro para nada. Fiz a maioria da minhas fanfics a base de ideias escritas, mas não organizadas.  E é isso que o roteiro possibilita ao autor, você organiza suas ideias e dita a ordem cronológica do seu texto. Eu acho incrível como, quando eu sigo o roteiro, eu consigo fazer um bom trabalho, porque eu pensei em tudo antecipadamente, eu liguei os pontos, já havia me preparado anteriormente para a cena que escreveria.

Para quem não sabe, vou dar umas dicas de como fazer um roteiro. Bem, não que eu seja uma expert no assunto, mas posso tentar ajudar quem está começando.  Então vamos lá!



  1.  Em primeiro lugar, para ter um roteiro, você tem que ter ideias. Todo e qualquer tipo de ideias, se é uma história nova, pensa em como você quer que ela funcione e escreva. Escreva o tempo em que ela vai ser contada, escreva que tipo de narração você usará, quais são os personagens, os traços de todos eles, escreva o que você quer que aconteça na história, em como você quer que ela termine e como quer que ela comece. Pense em tudo mesmo e coloque no papel/word.
  2. Quando terminar de escrever tudo sobre a história, você tem que organizar. Simples assim. Ok, não tão simples. Porque você não vai só organizar. Você vai organizar as ideias para que você fique com um tipo de rascunho de toda a história, algo como : "Lídia conhece Marcos e os dois não param de brigar. Eles ficam presos no elevador e daí surge uma antipatia maior que se torna ainda mais grave quando descobrem que morarão no mesmo apartamento...". Você  tem que ter uma ideia de tudo que vai acontecer e por isso esse rascunho antes de criar o roteiro. 
  3. Depois que tiver o rascunho da história você parte para o roteiro. Bem, o roteiro do capitulo é claro...Não precisa colocar mínimos detalhes não, apenas o essencial. Você pode escrever o roteiro inteiro, ou pode dividi-lo em cenas. Eu sempre escolho dividir em cenas, porque quando faço algo inteiro sempre esqueço algo que queria acrescentar ou acrescento algo que não deveria estar ali. Então, se puder ser simples, preciso e só mostrar o que você quer que aconteça no capitulo, é bom.
  4. E quando tiver concluído o árduo trabalho de escrever seu roteiro - porque você pode ir escrevendo por capitulo, eu faço assim, ou fazer de toda a história para não deixar nada passar mesmo - comece a escrever!

Eu espero que tenham gostado. Espero que façam roteiro, se não esse, procurem outra maneira para que possa estar sempre com as ideias 'em dia' e a concentração também. Escrever uma história não é nada fácil, não importa qual tipo de história esteja escrevendo, então o máximo de dedicação possível. E, agora, deixem-me ir, porque preciso terminar um roteiro!


















A importância dos 'Roteiros'! A importância dos 'Roteiros'! Reviewed by A escritora sonhadora on 18:53 Rating: 5

2 comentários

  1. Ooi Lana, como vai?
    Fiquei um tempo sem visitar os blogs, mas já estou de volta :))
    Gostei muito do post, quem gosta de escrever tem que ler ele, muito legal!!

    Beijos, até mais!!!

    http://www.mmanythings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem querida, obrigada. Que bom que está de volta. É realmente bom pra quem quer escrever pelo menos se inteirar no assunto "roteiro". Fico feliz que tenha comentado no post, obrigada.

      Beijoos!

      Excluir