Manual da Ficwriter - Dicas




Oi gente, como estão ? Estou aqui por causa de uma fanfic que estou lendo. Eu estava na F&B lendo uma fanfic que encontrei na página principal quando lembrei uma coisa. Eu vejo muitas dicas sobre Ficwriters para Ficwriters em muitos lugares, mas é raro encontrar tudo em um pacote só. Resolvi reunir em um post algumas coisas que acho essencial para quem escreve fanfics e também postar alguns links que poderão ajudar as Ficwriters de plantão.


Escrita

Uma das principais coisas que vemos em uma fanfic é a escrita. Não adianta dizermos que não, pois é mentira. Se uma pessoa escreve bem, mas tem muitos erros gramaticais, eu já tento ver se vale a pena ler sua fanfic. E quando é o contrário também fico indecisa se leio ou não. Escrever bem não quer dizer que uma fanfic terá sucesso, porque já vi e li fanfics com erros ortográficos terríveis e que faziam e fazem, o maior sucesso. E, infelizmente ainda vemos fanfics com histórias sem pé nem cabeça, ou com histórias clichês demais e com erros ortográficos terríveis, serem mais comentadas que boas fanfics, com um bom conteúdo e com uma boa escrita.

Isso me deixa indignada. Porque a primeira coisa que penso quando vou escrever uma fanfic, é na escrita. Como vou narrar, que tipo de escrita vou usar, se vai ser uma linguagem coloquial, ou formal... Decido tudo isso antes, eu penso em como vou escrever aquela história antes mesmo de começar a escrevê-la. Porque é algo essencial, 'diga como escreves e eu te direi se lerei seu texto'. É mais ou menos isso. Que existe bons escritores que não ligam muito para os errinhos ortográficos, nós sabemos, mas ler uma fanfic sem erros é o sonho de todo - não generalizarei - ou quase todo, leitor. Por isso, o principio básico para começar uma fanfic é a escrita.




Leitura


É isso ai gente! Acho que uma coisa leva a outra, se você lê bastante, já consegue a partir do que leu escrever coisas legais. Quanto mais se aprofunda na leitura, melhor fica a sua escrita e melhor fica o seu enredo. Você  vai aprendendo coisas legais, vai inserindo novas palavras, uma que você viu naquele livro que tanto gosta, ou que viu em uma fanfic e que nem ao menos sabia o que significava, mas pegou um dicionário, ou até mesmo pelo contexto da fanfic/livro, descobriu o que significava e resolveu usá-la.

Ler, qualquer coisa, faz isso com você. Instiga. Nos torna mais capazes de lermos um texto e o entendermos sem precisar recorrer a algum recurso melhor, se você lê sempre, uma fanfic ou livro, com uma linguagem mais formal, não é um grande problema pra você. É até mais animador saber as palavras. É bom ler uma palavra conhecida em um livro que a gente tanto gosta, ou lembra uma palavra antiga e tentar colocá-la em um texto. Ler vai proporcionar a você bons momentos e vai fazer com que você pense em cenas para a fanfic que está escrevendo.




Inspiração é tudo!

Eu perguntei outro dia há uma amiga, " o que te inspira, Drica ?"  E ela disse... " Ah, é tanta coisa..." e me deixou sem uma resposta concreta. Verdade, muita coisa inspira. Nisso eu concordo totalmente com ela. Tudo pode inspirar uma pessoa, desde a música que ela ouve antes de dormir ao filme que ela assistiu a tarde. Uma coisa que eu acho que toda Ficwriter deveria saber é que tudo, tudo pode fazer com que você se inspire. Uma das minhas amigas, também Ficwriter, se inspira a cada música que ouve. E as fanfics dela são incríveis. Eu me inspiro lendo o que ela escreve. Eu conheço palavras novas, lembro de palavras antigas, e vejo que ela sempre tá renovando a inspiração.

Se é um filme bom, ela se inspira, se é uma história ou uma canção... E faz histórias tão bem escritas, bem estruturadas...Com personagens cativantes e com bons mistérios. E é disso que vive um Ficwriter, de inspiração. Eu acordo e vejo como o dia está lindo e já me inspiro a fazer uma história que lembre esse belo dia que eu vi. Acho que tudo é questão de imaginação e apego aos pequenos detalhes. Ter inspiração é ter uma história repleta de bons momentos, que proporcionam prazer ao leitor e a você, por gostar do que escreve.





Personagens

O que é de um livro/fanfic/conto sem os personagens ? E eu não me refiro só aos personagens principais. Dependendo do livro/fanfic, além do personagem principal, eu costumo me apegar a algum dos personagens secundários. Personagens que com pequenos momentos cativam o leitor e prendem a atenção dele. Em uma das fanfics que eu leio há um vilão que eu não suporto, ele é mau, cruel, faz planos mirabolantes e ainda sai como bom moço. O fato de não gostar dele, me faz gostar muito da autora. Porque criar um personagem que as pessoas gostem, é sim algo dificil, mas criar um personagem que as pessoas não suportem, é mais dificil ainda.

Não é só sair colocando tudo que você acha ruim nas pessoas e achar que ele vai estar pronto. Sempre fui péssima em construir vilões, porque eu sempre deixo que eles peguem leve com os personagens - ok, não todos -. Nunca criei um vilão que todos sentissem raiva, que achassem mau demais ou algo do tipo, acho que ai eu peco. Sei que é algo vital para a construção da histórias. Os personagens que são bem estruturados em uma fanfic mostram o quão bom um autor é. Então, na hora de criarem um vilão, um mocinho, ou um personagem secundário, deem vida a ele. Porque quando criamos um personagem criamos uma vida. Uma vida que não vai sair do papel, ou da tela do computador, mas é uma vida.



Leitores

Uma fanfic, por mais linda, por mais bem escrita, bem estruturada... Por melhor que ela seja, não sobrevive sem leitores. Isso é um fato inegável. São meus leitores que me animam quando eu acho que não estou escrevendo bem, ou quando me sinto desanimada com alguma coisa. Um leitor em uma fic, é tão importante quanto o autor, é fato que sem um não existe o outro, ou melhor, sem os dois não existe uma fanfic . E a participação e cooperação dos dois é ótima. Eu já virei amiga de autoras que eu lia. Já ganhei amigas leitoras das minhas fanfics. E é gratificante ter uma boa relação com seus leitores.

Eu vejo fanfics em que o leitor fala "Amei o  capitulo. Quero maisssss" e o autor responde "Obrigada". Eu confesso, já fui esse tipo de leitura, mas a partir do momento em que eu descobri, em que eu entendi que um bom comentário pode ajudar um autor, eu mudei. Eu tentei mudar porque vi que pode ser chato receber um comentário assim, que pode ser triste passar toda a semana escrevendo capitulo, pensando no que vai colocar nele e quando chegar no dia de postar recebe um "Poxa, capitulo bom. Posta mais". Isso deixa qualquer autor frustrado e se é um autor de primeira viagem então...



Leitores Fantasmas

Demorei muito tempo para me acostumar com isso, a primeira história que eu escrevi não foi concluída. Confesso que também pela qualidade do texto, eu tinha pouca familiaridade com a escrita. Isso mais o fator Leitores Fantasmas, minha fanfic não durou nem um mês. Então eu resolvi postar em outros lugares, achei que um lugar mais animado faria com que os leitores aparecessem, mas não. É claro que quando entramos na vida de Ficwriter, já existem pessoas que estão lá há um bom tempo. Se seu texto não for tão bom e você achar uma pessoa que ajude, dê dicas, ótimo.  Agora se você tem um texto não tão bom, como foi o meu caso, e você não consegue uma ajuda, a história se complica mais um pouco.

Não acho que os autores sejam culpados pelos leitores fantasmas. Acho que alguns são mesmo por vergonha de aparecer na fanfic, já fiz isso também uma vez e eu pretendo reler essa fanfic - que é uma trilogia - comentar em todos os capítulos e dizer quanto eu gostei dela. Mesmo depois do termino, acho isso legal. Na época não comentei por vergonha, vergonha das outras pessoas, os leitores que já havia comentado, da autora que tinha uma fanfic maravilhosa. Eu achava que meu comentário não ajudaria e que só me deixaria com vergonha no final. E não é isso, um pequeno comentário alegra um leitor, ele vê que existem pessoas que gostam do texto dele.

Então, caso você seja um Leitor Fantasma, tente comentar. Isso vai te deixar mais animado ao ler a fanfic, e vai animar o autor também. Você ver seu comentário sendo respondido e ver que o autor gostou do você falou, ou que agora cita seu nome quando fala dos leitores, isso é bom demais. E caso você seja um autor, incentive seus leitores a ler e comentar. Porque se eles veem que você está incentivando vão aos poucos perdendo o medo de cometar.



Comentários

Falando em comentários, vou para esse tópico que é bem dificil. Os comentários de uma fanfic dizem muito sobre ela. Acho que uma das coisas que os leitores fazem quando acham uma fanfic legal é olhar os comentários, não sei se apenas por curiosidade, ou porque quer ter certeza de que ela é boa antes de ler... Só sei que eles fazem isso e que é determinante na hora de ler a fanfic. Eu costumo, dependendo da fanfic, ler os comentários e se eu não vejo nenhum comentário eu vou ler pra ver porque ela não teve nenhum comentário. Estou lendo duas fanfics agora, uma com poucos comentários e uma sem nenhum. E os leitores estão perdendo.

As duas fanfics são ótimas. Uma me pegou pelo ship que eu nunca havia visto na vida. Charlie Weasley com uma P.O. (Personagem Principal) que é filha de ninguém mais, ninguém menos que Sirius Black e Marlene Mckinnon e isso ai já me conquistou. Então eu fui dar uma olhada, porque essa fanfic, que tem um ship diferente, raro,  não tem comentário ? E ela é bem escrita. Tem uma história que até agora me agradou. Não vi nada que fizesse com que ela não tivesse leitores ou comentários.

E a segunda, ela é uma trilogia, de uma autora que eu gosto muito. Venho enrolando a Nah há um bom tempo, eu até já comentei em uma das fanfics dela dizendo que logo começaria a ler e depois de uma campanha para animada a F&B eu resolvi lê-las. E me arrependi. Me arrependi de não ter lido antes. Nah já uma autora que eu gosto muito, já li fanfics dela e gosto da sua escrita, ela é muito boa no que ela faz e essa trilogia que estou lendo é prova disso. É uma fanfic que instiga. E tem poucos comentário, o motivo ? Bem, não sei, mas sei que eu gostaria de ver mais leitores comentando em fanfics.

A questão principal do comentário é : O leitor comenta e o autor responde. Se alguém passa da fase de Leitor Fantasma, isso é o que o faz tornar um leitor permanente. Não só o comentário dele na fanfic, como a resposta do comentário dele. Eu faço questão de responder meus leitores e gosto muito dos autores que fazem o mesmo comigo. Não vou mentir, leio fanfics em que isso não acontece, mas quando acontece me deixa muito animada. Porque, de certo modo, isso é uma resposta ao carinho que tivemos ao comentar depois de ler, isso pra mim, é algo que não pode faltar em uma fanfic.




Divulgação

Bem, eu já havia lido algo sobre isso uma vez. Não lembro onde, mas lembro da autora do post dizer que divulgação é algo necessário para qualquer fanfic. Você não precisa sair pedindo a todo mundo para curtir sua fanfic, mas com uma boa divulgação, dá pra conseguir muitos leitores. Quando eu e Duda, uma grande amiga minha, começamos a escrever a primeira temporada de The Secret, nossa segunda fanfic em parceria, que é uma trilogia, divulgamos em todas as nossas redes socais. O orkut ainda era vivo e postávamos lá, mas postávamos também na Floreiros, no Fanfiction, no Tumblr da fanfic, aqui - apesar de eu ter deixado um pouco de lado - e mais recentemente começamos a postar no Nyah. A divulgação era feita pelas duas, em  redes socais de todos os tipos, Facebook, em outras fanfics nossas.

Isso fez com que a fanfic tivesse acessos em todos os lugares em que foi postada e isso é importante pra fanfic.  Ter divulgação faz com que ela fique conhecida e atraia leitores. É sempre bom ter uma fanfic bem divulgada, faz uma pag no Facebook para ela, posta uns trechos no Orkut, no Facebook, no Tumblr, Twitter... Dê acesso a sua fanfic.



Chantagem, não!

Outro tópico que eu sinto necessidade de falar. Gente, para os Ficwriters de primeira viagem, ou para os mais antigos mesmo. Chantagem, não!  Fazer chantagem com seus leitores não ajuda em nada. Ok, você fez a sua chantagem, "Só posto com 15 comentários" eles começaram a comentar mais para cumprir a meta, mas me diz uma coisa, como estão esses comentários ? Uma das coisas que mais me irrita quando estou lendo uma fanfic é ver um autor chantagista. Eu paro de ler na hora, a não ser que eu esteja irremediavelmente viciada. E acho que nem assim...

Essa chantagem vai fazer com que você tenha comentários, mas não bons comentários. Um "posta mais" pra você entra no quesito de bons comentários ?  No começo de uma das minhas fanfics eu tinha leitores que postavam comentários curtos e isso não me desanimou de forma alguma e hoje, esses mesmos leitores - que são poucos, mas bons, muito bons - postam comentários enormes e que me deixam cada dia mais animada, orgulhosa, feliz por ter leitores como eles. E não pelo tamanho, mas pela qualidade do comentário, pelo conteúdo dele. Isso me faz ver que eles se interessam pela fanfic, que eles ficam curiosos, que ficam indignados quando eu faço algo contra a personagem principal... E isso é algo que compartilhamos, mas que eu sei que se fosse por uma chantagem, não haveria.

Eles  comentariam de qualquer jeito e só iriam querer o próximo capitulo, nada mais que isso. Tente fazer uma fanfic que você leria, porque esse já é um ótimo começo. Eu escrevo sobre o que gosto e sobre o que conheço, porque é algo que eu sei que leria.



Olhe a história!

Uma coisa, que eu acho que muita gente peca em fanfics, e eu mesmo as vezes também erro, é na história. Tem gente que só pensa nos dois primeiros capítulos da história e se esquece de fazer um bom enredo e pensar em um bom final. Isso deixa a história desestruturada. Li uma fanfic outro dia em que o começo era sobre uma aposta e de um capitulo para o outro se tornava uma guerra em que queriam reviver o tio Voldy. Eu li até certo ponto, quando achei que não conseguia mais, eu desisti. O autor tem que ter noção da história que escreve.  Não dá pra enfiar algo tão louco em uma fanfic, por exemplo, que começa falando  sobre uma aposta.

Deixa até os leitores sem entender nada. Tem que ser algo coerente, dá sim pra fazer algo surreal, algo que seja planejado, não algo jogado de qualquer jeito em um lugar que nem ao menos deveria estar. Imagina estar lendo uma fanfic que se passa em Hogwarts e no capitulo seguinte todos os personagens estarem dando uma volta em Nárnia ? Pois é. Tem fanfics que não fazem sentido algum e os pobres leitores é que tem que adivinhar o que o autor quer. Por isso, saiba tudo que vai acontecer na sua fanfic, para que ela não se torne algo sem pé nem cabeça.




Roteiros!

Não vejo algo melhor para deixar a fanfic organizada do que um Roteiro. Bem, eu fiz um post outro dia falando sobre a importância do roteiro, em fanfics, contos, web's e qualquer tipo de história que você esteja planejando escrever. Eu comecei a fazer Roteiros depois da minha primeira com Duda. Aprendi com ela e felizmente agora faço roteiro para toda fanfic que escrevo. O post está explicando como fazer um roteiro, para quem quiser aprender. Então, falando em roteiro, se lembra aquela cena que você planejou antes mesmo de começar a escrever a fanfic ? Pois bem, uma das melhores coisas que existem em um roteiro é isso.

Planejar tudo que vai escrever, por capítulos, antes de escrever, é determinante para não sair do plano que você quer para sua fanfic. Estou começando uma fanfic nova e estou terminando uma. A que estou acabando tem 35 capítulos previstos e eu estou escrevendo o capitulo 32, no começo ela não foi tão planejada, eu tinha tantas ideias que procurava escrevê-las para que não se perdessem em minha mente. E dentro dessas ideias fui desenvolvendo a fanfic. E a nova, tem alguns capítulos já planejados. Gosto de trabalhar assim, não sou organizada, mas se existe uma coisa em que eu tenho que me organizar é para escrever, então essa é a minha saída para não me perder na minha própria história.



Revise!

Revisar é sempre bom. Dar uma lida no seu texto, ver o que está bom, o que não está... Voltar, consertar tudo. Até aquele errinho que você não notou quando estava escrevendo. É melhor para você, que a partir do momento em que revisa seu texto vê que isso se torna hábito, sair consertando os pequenos errinhos. Então não deixe de dar uma revisada, uma, duas vezes, quanto achar necessário.



Capa

Eu gosto de capas de fanfics, mas não considero isso algo essencial para o funcionamento de uma fanfic. Acho que é um acessório que ajuda a vender a fanfic. Tem gente que começa a ler uma fanfic pela capa. E é um grande erro. 'Não leia um livro pela capa, o design pode ser melhor do que o escritor' eu concordo totalmente com a frase e a aplico a fanfics. Já vi fanfics absurdas com capas de tirar o fôlego. Em primeiro lugar, se engana quem acha que fanfics boas tem capas bonitas sempre. Já li fanfics incríveis que nem mesmo capa tinham e davam de 10 a 0 em muita fanfic com belas capas.




Links Úteis 

Onde eu encontro... ?

Edições: Perfect Design.

Bem, acabo por aqui meu post gigante, espero que gostem, deixem suas dicas aqui. Espero ter ajudado e espero ler mais fanfics bem estruturadas, com belas histórias e personagens marcantes por ai. E, sobre os links, eles são para quem tem problemas com o  português, para quem quer conhecer blog de Ficwriters e aprender um pouco com elas, os últimos blogs tem de tudo, textos muito bem escritos como o Vida de Escritor que tem ótimas dicas para quem quer ser um bom escritor. Edições, para sua capa. No 'páginas do Facebook' são todas relacionadas a fanfic e criadas por Ficwriters e futuros escritores. Bem, isso é apenas um pouco que vejo e leio por aí. Espero que gostem do post.








Manual da Ficwriter - Dicas Manual da Ficwriter - Dicas Reviewed by A escritora sonhadora on 13:34 Rating: 5

9 comentários

  1. Muito legal esse post Laninha! Rico demais!
    Sobre a escrita e a inspiração adoro a frase do Eduardo Spohr, grande escritor brasileiro "Não existe um bom autor que não goste de ler" e isso é tão verdade e fica ainda mais evidente quando vemos fics feitas nas coxas por uma garotada que mal sabe como se abre um livro... rsrs
    As inspirações vem de todos os lugares mesmo: livros, filmes, músicas, conversas que temos, experiências de vida. O universo é lotado de inspiração para aqueles que exercitam a imaginação.
    Personagens é um dos tópicos mais importantes também. As vezes aquela personagem tem um "que" bacana, mas o texto é tão corrido e tão imediato - normalmente acontece com autores novos, sem paciência de desenrolar a trama gradativamente - que o potencial se perde.
    Agora quanto aos roteiros eu sou suspeita! Nunca faço para os meus. Tenho a ideia, mais ou menos na cabeça, na verdade a concepção inicial, mas realmente travo se tentar planejar cada capítulo. Consigo, no máximo, planejar de dois a três adiante, mais que isso não dá. Assim fica mais difícil, obviamente, porque nós temos que voltar e sair amarrando tudo para fazer sentido do começo ao fim. O importante é a pessoa estar sempre voltando na sua história antes de escrever mais, saber o que já foi mostrado, para não cair em contradição lá na frente.
    Adorei seu post. Grande, informativo e caprichado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van. Obrigada primeiramente pelo comentário. Eu fiz o post no embalo da campanha da F&B e por causa de uma fanfic nova que estou lendo. A fanfic é boa, mas tem alguns pontos que me chamou a atenção para fazer o post. Verdade. Tem tanta coisa que eu leio, que não sei como ainda existem comentários de pessoas dizendo gostam. Uma das fanfics que eu li e citei no post, me deixou maluca, porque eu não gosto de abandonar fanfics, mas chegou a ponto de me deixar maluca.
      Acho que boa parte dos escritores, não tenho certeza, começam lendo até o momento em que sente vontade de escrever também. Verdade. Tudo inspira, felizmente. Entendo essa impaciência e realmente os personagens se perdem um pouco quando os autores não conseguem se controlar e colocam os carros na frente dos bois.
      Eu sempre quebro o que escrevi no roteiro, sempre tiro alguma cena, coloco alguma, mas tento seguir, porque eu sou muito desorganizada e tenho medo que as ideias não se completem no final. Tenho medo de não conseguir terminar a história, então tento sempre fazer um roteiro, nem que seja pra olhar uma vez na vida, acho que ajuda a organizar minhas ideias.
      Tentei entrar no seu blog para colocar o link, como um dos blogs de Ficwriter, mas vi que foi removido, ai até esqueci da pagina do Facebook.
      Eu fico realmente feliz que tenha gostado do post, espero que ele ajude quem está começando, não tive tanta instrução quando comecei a escrever e acho que demorei muito pra entender o mundo das fanfic. Obrigada Van.

      Excluir
  2. Adorei o post! Reuniu todas as dicas e dúvidas de ficwriters iniciantes em um único lugar! Obrigada, vou usa-las e melhorar cada vez mais meus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joyce. Fico feliz que tenha gostado. Fiz com o intuito de ajudar as novas Ficwriters ou até mesmo as antigas que se perdem um pouco na hora de escrever. Espero que isso te ajude na hora de escrever. Muito obrigada pelo comentário!!!

      Beijoos!

      Excluir
  3. Adorei seu post sobre Ficwriters e acredito que isso seja de grande ajuda para muitos, agradeço,e fico extremamente lisonjeada, por mencionar meu Blog o Escritora de Sonhos como um blog que pode ajudar muito, gostei muito do seu blog e estarei o seguindo a partir de agora.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Meg. Fico feliz que tenha gostado do blog e eu realmente espero que tenha sido de grande ajuda para quem leu, tem muita gente começando e às vezes é legal saber por onde começar. Ahhhh obrigada você, seu blog é muito bom, obrigada :D Espero que se sinta em casa, aqui.

      Beijoos!

      Excluir
  4. Gostei muito do seu post. Você escreve super bem e com certeza irei procurar suas fics para dar uma conferida. Apesar do meu "ramo" ser histórias originais creio que seu post vai me ajudar muito em vários aspectos. Beijos e continue assim, sua escrita está mega cativante.

    ResponderExcluir
  5. Sobre leitores fantasmas: Dói.
    É algo absurdamente normal, mas que me incomoda muito mais do que o normal. Eu sou uma pessoa que gosta demais de interação, de dizer e saber se algo está bom, se tem um defeito em tal parte, se o desenvolvimento foi cativante ou se algum erro passou despercebido pela betagem. Esse tipo de coisa não só incentiva o autor a escrever mais capítulos como a melhorar a qualidade dessa e das próximas histórias.
    É incrivelmente deprimente você passar horas montando roteiros, desenvolvendo cenários e trabalhando em personagens e no final ainda dar uma atenção especial para a revisão e chegar a não ter comentários em capítulo tal, enquanto uma outra história que a pessoa claramente não revisou e que as vezes chega até mesmo a ser um plágio de outra, tem mais pessoas interessadas o bastante para comentar do que a sua.
    Isso não quer dizer que minhas histórias são melhores que as outras, nunca. Eu tenho muito para aprender e melhorar ainda. Mas quando em um capítulo há mais de mil visualizações e nenhum ou um comentário, isso me faz pensar que devo estar fazendo algo de muito errado, e até mesmo desanima quanto a um plot que antes eu estava com muito combustível para seguir.
    Talvez eu esteja um pouco exaltada, risos, mas precisava desabafar sobre isso, está me incomodando há tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À propósito, sua postagem foi maravilhosa. (rindo muito com a ironia de eu mesma ter esquecido de falar dela). Foi simples e explicativa, e trás informações que deveriam ser de senso comum, mas infelizmente, não são. Muito obrigada por se dispôr a escrevê-lo. Vou compartilhar com a galerinha da timeline.

      Excluir